Informação Legal
Informação Legal Allianz
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Política de Privacidade
Nos preocupamos com seus Dados Pessoais.
Política de Privacidade Allianz Brasil
1. O que é LGPD?
2. Quem controla os dados dos Usuários?
2. Quem controla os dados dos Usuários?
De acordo com a LGPD, quando a Allianz Brasil se relaciona diretamente com o Usuário para viabilizar a contratação de um de seus produtos, realizando o tratamento de seus dados, ela assume o papel de “Controlador” e se torna responsável por definir como e para que fim os dados serão utilizados.
No entanto, a depender da relação da Allianz Brasil com seus parceiros de negócios, ela poderá assumir o papel “Operador”, ocasião em que deverá tratar os dados do Usuário baseado exclusivamente nas finalidades definidas nos contratos que celebrou com esses parceiros, que atuarão como “Controladores”.
3. Quais dados são tratados?
3. Quais dados são tratados?
Dados Pessoais
De acordo com a LGPD, são os dados que identificam ou permitem a identificação de uma pessoa física.
Dados Sensíveis
São os dados que, além de identificar o Usuário, revelam elementos relacionados a sua origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, associação sindical, saúde, orientação sexual, além de dados biométricos ou genéticos.
Dentro destas duas categorias de dados acima (Pessoais e Sensíveis), podemos ainda ter:
Dados de Voz
Quando há contato do Usuário por meio de um dos Canais de Atendimento ao Consumidor (SAC), é realizada a gravação do atendimento e armazenamento pelo prazo legal.
Dados de Acesso
São os dados utilizados para confirmação da identidade do Usuário e englobam, por exemplo, respostas às perguntas feitas pela Allianz Brasil para, de alguma forma, identificá-lo e obter outras informações de segurança.
Dados de Perfil
São os dados relacionados às preferências do Usuário por produtos, serviços e atividades específicas, sendo essas informações fornecidas pelo próprio Usuário ou deduzíveis a partir da forma como o mesmo se comporta.
Dados de Navegação/Tráfego
São dados que poderão ser coletados automaticamente quando o Usuário acessar os sites e/ou aplicativos, tais como características do dispositivo/navegador, protocolo de internet (IP, com data e hora e origem), informações sobre cliques, página/funcionalidades acessadas, páginas seguintes acessadas após a saída dos sites, dados de geolocalização e telemetria, números pelos quais se efetua uma ligação (com data, hora e duração da chamada e/ou atividade), dados de SMS, dados sobre o nível/qualidade dos serviços (ocorrência de falhas, intermitências, etc).
Dados Financeiros
Tratam-se de dados do Usuário que trazem informações bancárias, de remuneração, histórico de transações, créditos, venda, posses, certidões de débitos, empréstimos, e/ou relativas ao sistema financeiro nacional.
Dados para Seleção/Recrutamento
São dados relacionados ao processo de recrutamento e seleção da Allianz Brasil que o Usuário voluntariamente decidiu participar, podendo incluir:
dados relacionados à identificação pessoal, contato, formação acadêmica, experiência profissional, números de inscrição profissional em órgãos de classe, informações disponibilizadas pelo Usuário em entrevistas e testes e outras informações relacionadas à vaga.
Dados de Menores de Idade (crianças e adolescentes)
Os dados pessoais de menores de idade poderão ser tratados pela Allianz Brasil quando os menores figurarem como dependentes, beneficiários e/ou clientes. Este tratamento sempre será realizado no melhor interesse e visando a proteção integral do menor.
Para melhorar a experiência de navegação, fornecendo um serviço mais ágil e personalizado ao Usuário, a Allianz Brasil também poderá utilizaras seguintes tecnologias:
Tipos de Tecnologias e suas definições:
Cookies
São arquivos de informação que permanecem armazenados no computador ou dispositivos móveis do Usuário, através do navegador de internet (browser). Estes arquivos permitem que, durante um período de tempo, um site “se lembre” das ações e preferências registradas em nome do Usuário.
Sinalizadores da web (web bugs, clear gifs ou pixels)
São pequenos gráficos com um identificador único utilizados para que se possa saber se determinado conteúdo é visualizado. Ao contrário dos cookies, que são armazenados no computador do Usuário, os sinalizadores da web estão invisivelmente embutidos nas páginas da internet.
Web Beacons/Etiqueta de Pixel
Web beacons ou etiqueta de pixel é um pequeno e invisível pedaço de texto ou imagem usado nos sites para monitorar o tráfego nesse ambiente.
Local Shared Objects
Local shared objects são arquivos criados na plataforma utilizada pelo Usuário, que permitem a personalização de suas preferências.
Será facultado ao Usuário bloquear a utilização de algumas dessas tecnologias, contudo, algumas das funcionalidades oferecidas pelos sites e/ou aplicativos da Allianz Brasil poderão não funcionar corretamente. Vale lembrar que a Allianz Brasil não tem controle sobre os cookies habilitados pelo Usuário em sites e/ou aplicativos de terceiros, mesmo que o Usuário seja direcionado a eles a partir dos sites e aplicativos da Allianz Brasil.
Durante o processo de contratação e fornecimento de seus produtos, a Allianz Brasil poderá obter os dados pessoais diretamente do Usuário ou através de terceiros, tais como:
- Aqueles que realizam a intermediação na contratação ou execução dos nossos produtos e serviços (corretores de seguros, representantes, estipulantes e parceiros de negócios, os quais são responsáveis pela exatidão e qualidade dos dados transmitidos para Allianz Brasil);
- Parceiros ou prestadores de serviços que possuam algum relacionamento com o Usuário;
- Fontes públicas disponibilizadas por autoridades (como a Receita Federal, DETRANs, entre outros);
- Dados tornados públicos diretamente pelo Usuário na internet;
- Bases privadas para finalidades específicas e sempre dentro de um
- Embasamento legal previsto na LGPD; e
- Dados obtidos automaticamente do Usuário quando da navegação em nossos sítios eletrônicos.
4. Finalidade do tratamento
A Allianz Brasil poderá tratar os dados do Usuário para uma série de propósitos, incluindo, mas não se limitando:
- Iniciar, executar ou rescindir contratos com o Usuário, assim como serviços ou itens relacionados a esses contratos, tais como a cotação e aceite do seguro, emissão de endossos, regulação e liquidação de sinistros, pagamento de indenizações, acionamento de serviços de assistência, entre outras atividades típicas de seu negócio;
- Execução de atividades de relacionamento e atendimento aos clientes, ex-clientes e potenciais clientes;
- Execução de atividades voltadas à venda e promoção de seus produtos e de seus parceiros de negócio;
- Execução de atividades de marketing voltadas à captação de novos clientes, realização de pesquisas de satisfação e divulgação de benefícios;
- Realização de processos de auditoria, de prevenção à fraude, análise de risco e análise de crédito;
- Identificar o perfil e necessidades do Usuário;
- Elaborar estudos e estatísticas, indicadores e métricas;
- Cumprir obrigações legais e/ou regulatórias e atender às determinações de autoridades competentes, como a Superintendência de Seguros Privados – Susep, a Agência Nacional de Saúde Complementar – ANS, entre outros;
- Tomar decisões automatizadas (incluindo a criação de perfis) com a finalidade de realizar cálculo de prêmios, subscrição de riscos, índices de sinistralidade e personalização dos seus produtos para que se ajustem às necessidades do Usuário;
- Execução de atividades relacionadas a faturamento, cobrança, pagamento e recolhimentos tributários;
- Execução de processos de recrutamento e seleção.
5. Compartilhamento e transferência de dados
A Allianz Brasil poderá compartilhar os dados do Usuário com outras empresas do seu grupo econômico, prestadores de serviços especializados, parceiros de negócios, cosseguradoras, resseguradoras, representantes e intermediários (“parceiros”), visando a execução de atividades relacionadas aos produtos que oferece e/ou para atender a um interesse legítimo da Allianz Brasil e do Usuário.
Além disso, a Allianz Brasil poderá compartilhar os dados do Usuário com entidades de proteção de crédito, órgãos de classe, entre outros, visando a prevenção à fraude, e, ainda, em caso de ordem judicial e/ou determinação legal ou regulatória.
Vale lembrar que os dados poderão ser processados pela Allianz Brasil e seus parceiros dentro e fora do território nacional. Sempre que os dados forem transferidos para base localizada fora do Brasil, a transferência se dará de acordo com as normas legais e regulatórias vigentes e regras corporativas aprovadas pelo Grupo Allianz, com o máximo grau de zelo e confidencialidade.
Quando a Allianz Brasil compartilha os dados pessoais do Usuário com operadores de dados, garante que o tratamento se dará conforme as suas instruções.
A Allianz Brasil poderá realizar a transferência internacional de dados para processamento ou armazenamento em suas próprias aplicações e sistemas, com a possibilidade de o ambiente tecnológico estar alocado em diferentes lugares do mundo.Todas as exigências previstas na LGPD para transferência internacional de dados são observadas pela Allianz Brasil. Todas as transferências realizadas privilegiam localidades nas quais exista legislação similar ou com maior grau de proteção que a própria LGPD ou, ainda, por meio da aplicação de cláusulas contratuais que garantem o cumprimento das normas, independentemente do local de transferência dos dados.
6. Armazenamento e medidas de segurança
A Allianz Brasil se utiliza de diferentes tecnologias para o armazenamento dos dados do Usuário, tais como servidores próprios, servidores de parceiros e servidores em nuvem.
Em todos os casos, os dados são armazenados de forma a atender as políticas e critérios de segurança de tecnologia da informação do Grupo Allianz, que estabelecem medidas técnicas apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados. Essas medidas de segurança, contudo, não extinguem a chance de um incidente ocorrer, hipótese em que a Allianz Brasil empenhará seus melhores esforços para
diminuir os riscos de violação aos direitos do Usuário.
A Allianz Brasil conta, ainda, com a colaboração do Usuário para garantir a adequação e integridade dos dados armazenados em seus bancos. Sempre que o Usuário identificar alguma mudança no seu contexto pessoal e/ou do seu contrato de seguro, deverá solicitar a atualização de seus dados à Allianz Brasil através de um de seus canais de atendimento.
7. Tempo de guarda e exclusão
Os dados do Usuário serão armazenados pela Allianz Brasil para asseguintes finalidades, que incluem, mas não se limitam a: (i) pelo prazo exigido nas regulamentações e legislações vigentes, tais como o Código Civil Brasileiro, a Consolidação das Leis Trabalhistas, entre outros; (ii) pelo prazo necessário para preservar o legítimo interesse da Allianz Brasil; (iii) pelo tempo necessário para resguardar o exercício regular de direitos da Allianz Brasil em processo judicial, administrativo ou arbitral.
Assim, os dados do Usuário serão tratados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória. Ao final do período de armazenamento, os dados serão eliminados pela Allianz Brasil na forma estabelecida na LGPD.
8. Direito e deveres do Usuário
Conforme estabelecido na LGPD, o Usuário poderá, por meio dos canais oficiais da Allianz Brasil, apresentar os seguintes pedidos:
- Acesso – consulte quais dados pessoais são armazenados na Allianz Brasil;
- Exclusão - solicite a eliminação/bloqueio dos dados pessoais, caso o tratamento seja dispensável;
- Correção - solicite a retificação dos dados pessoais incompletos,
incorretos ou desatualizados; - Confirmação - solicite a validação da existência do tratamento dos dados pessoais;
- Portabilidade – solicite a transferência dos dados pessoais, com o objetivo de controlar, gerenciar e reutilizá-los, para seus próprios propósitos e em diferentes serviços;
- Revogação de consentimento – revogue o consentimento anteriormente concedido para tratamento dos dados pessoais;
- Anonimização ou bloqueio – solicite a anonimização ou bloqueio dos dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
- Informações sobre compartilhamento - solicite informações sobre as empresas com as quais a Allianz Brasil compartilha os dados pessoais..
Em contrapartida, é de responsabilidade exclusiva do Usuário:
- Inserir somente informações verdadeiras nos sites e/ou aplicativos da Allianz Brasil;
- Zelar pelo sigilo de seus logins e senhas sempre que acessar aInternet e perante terceiros;
- Cumprir com as disposições contidas nesta Política.
9. Fale Conosco
Caso você prefira, poderá direcionar suas dúvidas através de um dos canais oficiais de comunicação da Allianz Brasil:
- 4090-1110 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 777 7243 (demais regiões)
- SAC: 08000 115 215 (atendimento 24 horas)
- 0800 771 3313 (Ouvidoria)
Se preferir, acesse o CHAT para falar on-line com nossos atendentes.
10. Padrão de Privacidade Allianz
Veja o documento completo em: Allianz Binding Corporate Rules.
11. Legislação e foro competente
12. Alteração da Política de Privacidade
A Allianz Brasil se reserva o direto de modificar a presente Política a qualquer tempo, mantendo-a atualizada e disponível em seu site institucional, sendo altamente recomendável a leitura periódica e integral da presente Política pelo Usuário.
A proteção de sua privacidade é prioridade para a Allianz Brasil.
A proteção de sua privacidade é prioridade para a Allianz.
Atualização: Maio/2024.
De acordo com a LGPD, quando a Allianz Brasil se relaciona diretamente com o Usuário, tratando seus dados para viabilizar a contratação de um de seus produtos, ela assume o papel de “Controlador” e se torna responsável por definir como e para que fim os dados serão utilizados.
No entanto, a depender da relação da Allianz Brasil com seus parceiros de negócio, ela poderá assumir o papel “Operador”, ocasião em que deverá tratar os dados dos Usuários baseada exclusivamente nas finalidades definidas nos contratos que celebrou com esses parceiros.
Nos preocupamos com seus Dados Pessoais.
Política de Cookies Allianz Brasil
Através da presente Política de Cookies (“Política”), Allianz Seguros S.A. e a Allianz Saúde S.A., empresas com sede na Rua Eugênio de Medeiros, no 303, Pinheiros, São Paulo – SP, doravante denominadas “Allianz Brasil”, informa como utiliza cookies e tecnologias semelhantes para gerir, proteger e melhorar seus sites e aplicações, descreve quais tipos de dados pessoais serão coletados dos “Usuários”, bem como confirma seu compromisso em realizar o tratamento de referidos dados de acordo com a legislação vigente, normas e diretrizes do Grupo Allianz.
Ao acessar os sites da Allianz Brasil, o “Usuário” concorda e aceita integralmente com as condições estabelecidas na presente Política e na Política de Privacidade, as quais trazem informações objetivas e claras sobre o que são Cookies, quais Cookies utilizamos em nossos sites e aplicações, qual papel desempenham e como configurá-los.
1. Qual o escopo desta Política?
Esta Política aplica-se às informações obtidas pela Allianz Brasil dos Usuários através de seus sites e aplicações. Esta Política não é aplicável a nenhum site da Internet controlado por terceiros, não afiliados à Allianz Brasil, ainda que guardem com esta qualquer relação negocial.
Os termos desta Política estão sujeitos a quaisquer termos adicionais de responsabilidade e/ou instrumentos contratuais que o Usuário tenha celebrado com a Allianz Brasil, tais como declarações ou avisos de privacidade, termos de uso e/ou quaisquer leis e regulamentos aplicáveis.
2. O que são Cookies?
Cookies são pequenos arquivos de texto ou fragmentos de informação que são baixados no computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet do Usuário, quando o mesmo visitar os endereços da Allianz Brasil na internet.
Eles contêm informações sobre a navegação do Usuário e retêm dados relacionados às suas preferências/hábitos, os quais são utilizados pela Allianz Brasil para melhorar sua experiência, ao trazer, por exemplo, publicidades de maior relevância e/ou personalizadas. É importante frisar que os Cookies não contêm informações pessoais específicas, como Dados Sensíveis ou Dados Financeiros.
Veja abaixo os tipos de Cookies que a Allianz Brasil poderá coletar, através de diferentes plataformas, mediante consentimento do Usuário:
Estes cookies são necessários para que o site funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas, a fim de atender interesses legítimos da Allianz Brasil e dos Usuários de seus endereços na internet. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Cookies de Funcionalidade
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Cookies de Publicidade
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Cookies de Desempenho
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso site. Eles nos ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
A Allianz Brasil utiliza Cookies de terceiros para analisar seus sites e aplicações e melhorá-los a partir das necessidades dos Usuários. Entre outros provedores terceirizados, destacamos o uso das plataformas: (i) Google Analytics, que capta dados específicos da navegação do Usuário no site, como hora de entrada, hora de saída, páginas visitadas, cliques e ações efetuadas, os dados de origem de seu acesso e informações sobre campanhas de mídia; e, (ii) Hotjar, que capta dados específicos da navegação do Usuário no site, como páginas visitadas, cliques, ações efetuadas, trechos de conteúdos mais ou menos visualizados. A leitura das Políticas de Privacidade e Cookies das referidas plataformas é recomendada.
3. Para qual finalidade os dados são coletados?
As informações descritas no tópico 2, poderão ser utilizados pela Allianz Brasil, para os seguintes fins:
- gerenciar e melhorar a usabilidade do seus sites e aplicações, por exemplo, detectando se houve algum contato entre o Usuário e a Allianz Brasil no passado e identificando as seções mais populares de nossos sites e aplicações;
- para fins de administração técnica, pesquisa e desenvolvimento do site Allianz Brasil;
- decisões de marketing voltadas a experiência de clientes/Usuários;
- informar os Usuários sobre nossos produtos e direcionar publicidades específicas/personalizadas;
- realizar a identificação única de dispositivos, em processos de autenticação/autorização;
- para outros fins especificados em nossa Política de Privacidade.
4. Gerenciamento dos Cookies
Quando o Usuário acessar algum dos sites ou aplicações da Allianz Brasil, poderá gerenciar seu consentimento para coleta/uso de Cookies, através do painel pop-up de alerta.
Em muitos casos, o Usuário também pode controlar tecnologias de rastreamento (como Cookies) usando seu navegador, para tanto, deverá acessar as configurações do seu navegador, para recebimento de alertas/pedidos de aceite.
5. Compartilhamento e transferência de dados
A Allianz Brasil poderá compartilhar os dados dos Usuários com outras empresas do seu grupo econômico e prestadores de serviços especializados (“parceiros”), visando atingir uma ou mais das finalidades previstas nessa Política, executar atividades relacionadas aos produtos e serviços que comercializa, e/ou para atender a um interesse legitimo da Allianz Brasil e dos Usuários, como, por exemplo, o aprimoramento de seus sites e aplicações. Além disso, a Allianz Brasil poderá compartilhar os dados dos Usuários em caso de ordem judicial e/ou determinação legal ou regulatória.
Vale lembrar que os dados poderão ser processados pela Allianz Brasil e seus parceiros dentro e fora do território nacional. Sempre que os dados forem transferidos para base localizada fora do Brasil, a transferência se dará de acordo com as normas legais e regulatórias vigentes e regras corporativas aprovadas pelo Grupo Allianz, com o máximo grau de zelo e confidencialidade.
6. Armazenamento e medidas de segurança
A Allianz Brasil se utiliza de diferentes tecnologias para o armazenamento dos dados dos Usuários, tais como servidores próprios, servidores de parceiros e servidores em nuvem.
Em todos os casos, os dados são armazenados de forma a atender as políticas e critérios de segurança da informação do Grupo Allianz, que estabelecem medidas técnicas apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados. Essas medidas de segurança, contudo, não extinguem a chance de um incidente ocorrer, hipótese em que a Allianz Brasil empenhará seus melhores esforços para diminuir os riscos de violação aos direitos dos Usuários.
Por fim, a Allianz Brasil conta com a colaboração dos Usuários para garantir a adequação e integridade dos dados armazenados em seus bancos. Sempre que o Usuário identificar alguma mudança no seu contexto pessoal e/ou do seu contrato de seguro, deverá solicitar a atualização de seus dados à Allianz Brasil através de um de seus canais de atendimento.
7. Direitos do Usuário
Conforme estabelecido na LGPD, o Usuário poderá, por meio dos canais oficiais da Allianz Brasil, apresentar os seguintes pedidos:
- Acesso - Saiba quais dados pessoais são armazenados na Allianz;
- Exclusão - Solicite a eliminação/bloqueio dos seus dados pessoais, caso o tratamento seja dispensável;
- Correção - Solicite a correção de seus dados pessoais incompletos, incorretos ou desatualizados;
- Confirmação - Solicite a confirmação da existência do tratamento de seus dados pessoais;
- Portabilidade – Solicite a portabilidade de seus dados, com o objetivo de controlar, gerenciar e reutilizá-los, para seus próprios propósitos e em diferentes serviços;
- Revogação de consentimento anteriormente concedido para tratamento de seus dados.
Para apresentar um dos pedidos relacionados acima, acesse o FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO DE TITULARES DE DADOS da Allianz Brasil.
Caso você tenha alguma dúvida, temos um encarregado pelo tratamento dos seus dados pessoais, disponível pelo e-mail: privacidade@allianz.com.br.
Caso você prefira, poderá direcionar suas dúvidas através de um dos canais oficiais de comunicação da Allianz Brasil:
- 4090-1110 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 777 7243 (demais regiões)
- SAC: 08000 115 215 (atendimento 24 horas)
- 0800 771 3313 (Ouvidoria)
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