A corrupção é uma questão que afeta todos os países ao redor do mundo: governos, cidadãos e empresas sofrem os seus efeitos, pois, além de desviar recursos que poderiam ser utilizados para melhorar a execução das políticas públicas, a corrupção também impacta na atividade empresarial.
Desse modo, a falta de integridade ou honestidade pelo abuso de poder ou confiança para ganhos desonestos implica em ato de corrupção e representa uma ameaça à estabilidade e à segurança das sociedades, prejudicando as instituições e os valores éticos, o que compromete o desenvolvimento sustentável das empresas.
Além disso, uma empresa que viola as leis anticorrupção sofre grandes perdas financeiras – em razão do pagamento de multas – e também uma forte crise reputacional, acompanhada da quebra de confiança de seus investidores, fornecedores, colaboradores e clientes, o que acarreta a queda de seu valor de mercado.
Como parte de nossos esforços e comprometimento em cumprir e respeitar as legislações locais e internacionais de combate à corrupção e evitar os prejuízos causados por práticas corruptivas, a Allianz mantém um Programa Global Anticorrupção com o objetivo de difundir as melhores práticas de governança corporativa e, assim, manter um ambiente ético e integro.
O Programa Global Anticorrupção da Allianz conta com orientações acerca de brindes, presentes e entretenimento; doações, patrocínios e convites para eventos; relacionamento com pessoas politicamente expostas e com órgãos governamentais; conflitos de interesses, entre outros.
Zelar por um ambiente probo é responsabilidade de todos e, para tanto, é necessário estar atento e em conformidade com as orientações do Grupo e da área de Compliance.