Seguradoras de carros: como encontrar o melhor custo-benefício?

Procurando uma boa seguradora de carro que ofereça serviços de qualidade que caiba no seu bolso? Sabemos que com a variedade de seguradoras e planos disponíveis no mercado, pode ser um desafio encontrar a opção ideal.Mas para te ajudar, fizemos um guia de como encontrar o seguro auto com o melhor custo-benefício. Continue lendo para saber mais!

Antes de começar sua cotação de seguros, é importante entender o que faz o preço variar tanto de uma seguradora para outra. Diversos fatores são considerados no cálculo do prêmio do seguro, veja quais são eles:
Carros mais caros, esportivos ou com peças difíceis de encontrar costumam ter um seguro mais elevado. Isso ocorre porque o custo de reposição ou reparo em caso de sinistro costuma ser maior para esses modelos, aumentando os gastos da seguradora. Além disso, carros com alto índice de roubo e furto também podem ter o seguro mais caro.

Motoristas jovens, inexperientes ou com histórico de acidentes geralmente pagam mais caro. As seguradoras consideram essas pessoas como de maior risco, por terem mais chances de se envolverem em acidentes. Por outro lado, motoristas mais experientes e com bom histórico de condução podem conseguir descontos no seguro.

Morar em áreas com alto índice de roubos e furtos pode aumentar o valor do seguro, isso porque as seguradoras consideram o risco de cada região. Se você mora em uma área com maior incidência de roubos, é provável que o seguro seja mais caro.

A franquia é o valor que você paga em caso de sinistro. Quanto maior a franquia, menor o valor do seguro, pois você assume parte do risco. Se você se considera um motorista cuidadoso e acredita que a probabilidade de acidentes é baixa, pode optar por uma franquia maior para economizar no seguro.

Agora que você já sabe o que influencia o preço do seguro, confira o passo a passo de como escolher a melhor opção para você:

Comece fazendo uma lista das coberturas que você considera essenciais para o seu carro. Pense nos riscos que você quer se proteger e nas suas necessidades. Por exemplo, se você mora em uma área com alta incidência de enchentes, a cobertura para danos causados por eventos naturais pode ser importante. Se você viaja com frequência, a cobertura de assistência 24 horas pode ser útil.

Avalie diferentes seguradoras e corretoras. Peça indicações para amigos e familiares, consulte sites especializados e compare as opções disponíveis. Analise a reputação da seguradora e sua autoridade no mercado.

Solicite cotações para as seguradoras que te interessam. Para o seu orçamento ser preciso, não se esqueça de informar todos os dados do seu carro e do seu perfil como motorista. Peça para a seguradora detalhar as coberturas incluídas, as exclusões, os valores das franquias e os serviços adicionais oferecidos. Na Allianz, você pode fazer a cotação do seguro auto em nosso site.

A franquia é o valor que você paga em caso de sinistro. Quanto maior a franquia, menor o valor do seguro, pois você assume parte do risco. Se você se considera um motorista cuidadoso e acredita que a probabilidade de acidentes é baixa, pode optar por uma franquia maior para economizar no seguro.

Compare os preços e as coberturas oferecidas em cada orçamento. Analise o custo-benefício de cada opção, considerando as suas necessidades e prioridades. Não se concentre apenas no preço, mas avalie a relação entre o custo e a proteção oferecida.

Leia as avaliações de outros clientes sobre as seguradoras que você está considerando. Isso pode te dar uma ideia da qualidade do atendimento, da eficiência na hora de resolver problemas e da satisfação geral dos clientes.

Todo seguro auto deve ter algumas coberturas básicas, como:
  • Cobertura para colisão, incêndio e roubo/furto: garante o reparo ou a indenização do seu carro em caso de acidente, incêndio ou roubo/furto;
  • Responsabilidade Civil Facultativa (RCF): assegura o pagamento de indenizações por danos materiais e corporais causados a terceiros em um acidente;
  • Assistência 24 horas: oferece serviços como chaveiro, troca de pneu e socorro mecânico em caso de pane, proporcionando auxílio em qualquer situação.
Além dessas coberturas básicas, verifique se a seguradora de carro oferece coberturas adicionais, como:
  • Danos a vidros: cobre os custos de reparo ou troca de vidros, faróis e lanternas, que podem ser danificados por diversos fatores, como acidentes, vandalismo ou fenômenos naturais;
  • Carro reserva: disponibiliza um carro substituto enquanto o seu está no conserto, garantindo que sua rotina não seja afetada pelo sinistro;
  • Acidentes pessoais de passageiros (APP): cobre despesas médicas e hospitalares dos passageiros do seu carro em caso de acidente;
  • Guincho: garante o reboque do seu veículo em caso de pane, acidente, entre outras situações que impeçam seu funcionamento.

Antes de assinar o contrato do seguro, leia atentamente todas as cláusulas e tire  suas dúvidas com a seguradora de carros. Preste atenção aos seguintes termos:
  • Franquia: valor que você terá que pagar em caso de sinistro. A franquia pode ser normal ou reduzida;
  • Indenização integral: valor total do seu carro na tabela FIPE, pago pela seguradora em caso de perda total;
  • Cobertura para terceiros: valor pago pela seguradora por danos causados a terceiros;
  • Carência: período em que algumas coberturas estão indisponíveis após a contratação do seguro. Verifique o prazo de carência para cada cobertura e se há alguma forma de reduzi-lo.
  • Exclusões: são as situações que não são cobertas pelo seguro.

Escolher um seguro auto não precisa ser complicado. Com nossas dicas, você já pode começar a sua busca pela com o melhor custo-benefício.Lembre-se de que o seguro ideal é aquele que oferece a proteção que você precisa pelo preço que você pode pagar. Não se deixe levar apenas pelo preço mais baixo, avalie também as coberturas e os serviços oferecidos.Se você busca uma seguradora de confiança, que oferece serviços completos com atendimento de qualidade, a Allianz Seguros é uma ótima opção. Faça uma cotação agora mesmo!