Trocar pastilha de freio: qual a importância e quando fazer?


Quando você pisa no pedal do freio, espera que seu carro responda rapidamente, com uma parada segura e controlada, certo? Essa ação, que parece tão simples, depende de um componente essencial: as pastilhas de freio.

Mas como qualquer peça de desgaste, elas perdem sua eficiência com o tempo, comprometendo a capacidade de frenagem. Por isso, é importante fazer a manutenção periódica para manter o veículo seguro, evitando acidentes.

Quer aprender tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura para saber quais são os sinais de alerta e quando é necessário trocar a pastilha de freio.

 


Esses componentes fazem parte do sistema de frenagem, que atuam junto do disco de freio, da seguinte forma:


Ao pressionar o pedal, um sistema hidráulico entra em ação, empurrando as pastilhas de freio contra os discos que giram com as rodas. Esse contato gera um atrito que faz o carro diminuir a velocidade até parar.

Sabe quando você aciona os freios de uma bicicleta e as sapatas de freio pressionam a roda para diminuir a velocidade? É bem parecido, só que em vez de sapatas, são as pastilhas que fazem o trabalho de frear.Na maioria dos carros, as pastilhas trabalham em pares, e cada roda tem seu próprio conjunto de freios.

Geralmente, o sistema de freio a disco é usado nas rodas dianteiras, enquanto o sistema de freio a tambor, com lonas em vez de pastilhas, é mais comum nas rodas traseiras.

O tamanho e o formato das pastilhas variam bastante, dependendo do tipo de veículo. Carros mais pesados, como picapes e SUVs, precisam de pastilhas maiores para garantir uma frenagem eficiente. Mas além do tamanho, o material de fabricação também influencia no desempenho das pastilhas.


Existem diferentes opções no mercado, cada um com suas características e aplicações específicas. Os principais tipos são:
  • Pastilhas orgânicas: são indicadas para carros leves e uso urbano. É a opção mais econômica, substituindo as antigas pastilhas de amianto. Um ponto negativo é que elas se desgastam mais rápido;
  • Pastilhas metálicas: têm maior vida útil e eficiência em comparação às orgânicas, porém seu custo é mais elevado. É uma boa alternativa dependendo da intensidade de uso do veículo;
  • Pastilhas semimetálicas: fica entre as orgânicas e metálicas, tem bom desempenho e durabilidade, mas seu ruído é mais elevado e as chances de desgaste dos discos de freio são maiores. O preço também é intermediário;
  • Pastilhas cerâmicas: são caras e indicadas para carros de alto desempenho. Oferecem alta durabilidade e pouco ruído. Embora possam ser usadas em carros comuns, não vale a pena o investimento quando comparado às outras opções.

Com o passar do tempo e uso, as pastilhas de freio se desgastam, por isso é importante ficar bem atento aos sinais de desgaste. Veja alguns deles:
  • Ruídos metálicos agudos ou chiados durante a frenagem;
  • Vibrações no pedal do freio ou no volante ao frear;
  • Se o pedal do freio estiver mais baixo do que o normal ou se você precisar pressioná-lo com mais força;
  • Se você sentir que o carro demora mais para parar ou que a frenagem está menos eficiente;
  • Alguns carros têm um sensor de desgaste das pastilhas que acende uma luz de alerta no painel quando elas precisam ser trocadas.

Dirigir com pastilhas de freio desgastadas é muito perigoso e pode causar acidentes graves. Confira os principais riscos:
  • Aumento da distância de frenagem: pastilhas desgastadas reduzem a capacidade de frenagem do veículo, aumentando a distância necessária para parar completamente, o que pode levar a colisões;
  • Danos aos discos de freio: o atrito entre as pastilhas desgastadas e os discos de freio pode danificá-los, aumentando o custo dos reparos;
  • Falha total dos freios: em casos extremos, as pastilhas podem se desgastar completamente, deixando o metal da base da pastilha em contato direto com o disco de freio. Isso pode levar a perda total da capacidade de frenagem, causando sérios acidentes;
  • Superaquecimento do sistema de freios: o atrito excessivo causado pelas pastilhas desgastadas pode superaquecer o sistema de freios, comprometendo seu funcionamento.

A troca das pastilhas de freio deve ser feita periodicamente, conforme as recomendações do fabricante do veículo. O intervalo de troca pode variar dependendo do modelo do carro, do tipo de pastilha utilizado e do seu modo de condução.

Para saber o intervalo recomendado para trocar as pastilhas de freio, consulte o manual do fabricante do seu carro. Geralmente, essa troca é feita a cada 20 mil quilômetros rodados, mas pode ser necessária antes, dependendo do uso do veículo.

Mesmo que você não tenha atingido a quilometragem recomendada para a troca, é importante verificar o estado das pastilhas de freio periodicamente, a cada revisão do veículo ou sempre que notar algum dos sinais de desgaste mencionados anteriormente.

A troca das pastilhas de freio deve ser feita por um profissional qualificado, que usará as ferramentas e os procedimentos corretos para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema de freios.

As pastilhas de freio são essenciais para a sua segurança no trânsito. Fazer a troca periódica contribui para a prevenção de acidentes. Não ignore os sinais de desgaste e siga as recomendações do fabricante para garantir que seu carro esteja sempre em perfeitas condições de frenagem.Se você quer ainda mais tranquilidade ao volante, que tal ter toda a proteção do Seguro Auto Allianz? Com coberturas completas e assistência 24 horas, você estará amparado em caso de imprevistos. Faça uma cotação online agora mesmo para saber mais!