A história de superação e conquistas de Ana Marcela começou em Salvador, onde ela descobriu sua paixão pela natação desde muito jovem. Com apenas dois anos de idade, já estava na piscina, incentivada por sua mãe, Ana Patrícia.
Sua jornada na água começou na creche Pimpolho, onde aprendeu a nadar com o professor Adriano. Aos oito anos, Ana já nadava em águas abertas, demonstrando seu talento nato para o esporte. Assim, não demorou muito para ser convidada para integrar a Seleção Brasileira de Piscina aos 12 anos e competir em águas abertas aos 14 anos.
Em 2007, sua família se mudou para Santos, São Paulo, para que Ana Marcela pudesse treinar na Unisanta, uma importante universidade para atletas. O apoio incondicional dos pais, ambos ex-atletas, foi fundamental para que ela se dedicasse plenamente aos treinos e competições.
Sua estreia nas Olimpíadas foi em Pequim 2008, aos 16 anos, onde conquistou o 5º lugar e deixou sua marca no cenário internacional. A partir daí sua impressionante coleção de medalhas em campeonatos mundiais e diferentes competições não parou de crescer. Ana Marcela Cunha foi reconhecida diversas vezes pela Fina (Federação Internacional de Natação), como a melhor nadadora de águas abertas.