Carro falhando: 

Comprar o primeiro carro é uma das experiências mais empolgantes na vida de um condutor, mas apesar de toda emoção, é importante considerar alguns fatores para fazer uma escolha inteligente.

Para te ajudar, listamos os principais pontos de atenção que você deve ter para aproveitar essa nova conquista sem preocupações!

Veja quais são os 5 principais motivos que podem causar falhas nos veículos:

Com a evolução dos carros e o uso da injeção eletrônica, vários sistemas elétricos passaram a fazer parte dos veículos. Entre esses sistemas, temos os cabos e chicotes elétricos, especialmente aqueles conectados aos bicos injetores, responsáveis por garantir que a mistura de combustível e oxigênio chegue ao motor.

No entanto, como qualquer componente elétrico, esses cabos estão sujeitos a problemas como rupturas ou dificuldades de conexão com os terminais. Quando isso acontece, um ou mais bicos podem parar de funcionar, afetando o abastecimento dos cilindros do motor. Isso pode prejudicar o desempenho e até mesmo impedir que o carro ligue.


A falta de compressão nos cilindros pode prejudicar o funcionamento do motor e reduzir a potência do veículo. Geralmente, isso é mais comum em motores que já percorreram uma quilometragem considerável. Nesses casos, trocar o óleo para um mais grosso pode amenizar a situação.

Mas para resolver esse problema definitivamente, é preciso intervir no cabeçote e nas válvulas correspondentes, além de substituir os anéis. Em alguns casos, é necessário retificar o motor. Apesar de ser um procedimento caro, pode garantir que o carro funcione por muitos quilômetros.

Usar combustível adulterado obstrui os bicos injetores e o filtro de combustível, resultando em falhas mesmo após a remoção. Isso também pode acontecer pelo acúmulo de impurezas e carvão ao longo do tempo.

Para evitar esses problemas, troque o filtro de combustível conforme as recomendações do fabricante, que geralmente é a cada 10 mil quilômetros. Já a limpeza dos bicos injetores, é recomendada a cada 40 mil quilômetros rodados ou quando houver necessidade.

Geralmente, as oficinas mecânicas contam com equipamentos próprios para essa limpeza. Eles também podem realizar testes para diagnosticar possíveis falhas na vazão e na vedação dos bicos injetores. Essa manutenção ajuda a evitar falhas e também ajuda a economizar combustível.





Ainda é possível encontrar combustível adulterado em postos que não cumprem as normas estabelecidas pela lei, mas isso é extremamente prejudicial para o desempenho do carro. Assim que esse tipo de combustível entra no sistema do carro, sua potência é reduzida. Além disso, o veículo fica menos econômico.

Se perceber que seu carro foi abastecido com combustível adulterado, é recomendado esvaziar o tanque e lavá-lo para tirar qualquer resíduo. Em seguida, denuncie o estabelecimento responsável pela prática ilegal e abasteça em um posto de confiança.

Para funcionar, os motores a combustão devem converter a energia química em energia mecânica, obtida através da queima de combustível com oxigênio. Essa transformação é provocada pela faísca gerada pelo sistema de ignição, composto por distribuidor, cabos e velas.

Essa faísca, que chega ao motor com aproximadamente 25 mil volts, é responsável pelo funcionamento dos cilindros. Quando os cabos e velas estão desgastados ou com problemas, ocorre uma perda significativa de eficiência em um ou mais cilindros, resultando em falhas no motor e na redução de potência.

Esses problemas costumam ser visíveis em situações como subir ladeiras, onde a falta de força do motor fica evidente. O diagnóstico é feito por profissionais qualificados, que utilizam ferramentas específicas para verificar a integridade dos cabos e velas.

É importante saber que testes elétricos, como desconectar os cabos e verificar a presença de eletricidade, devem ser realizados apenas por profissionais. A voltagem do sistema de ignição pode ser perigosa e causar danos graves à saúde e à integridade física.

Quando o carro apresenta falhas, é importante agir de forma rápida e eficiente para resolver o problema e evitar danos maiores.
Confira algumas orientações:
  • Verifique imediatamente: ao perceber qualquer sinal de falha, como perda de potência, barulhos estranhos ou luzes de alerta no painel, pare o carro em um local seguro e verifique o que está acontecendo;
  • Identifique a causa: tente identificar a causa da falha, como problemas elétricos, no sistema de combustível ou no motor;
  • Procure um profissional: caso não consiga identificar ou resolver o problema por conta própria, procure um profissional qualificado para realizar uma análise completa do veículo;
  • Manutenção preventiva: para evitar esses problemas, realize manutenções preventivas periodicamente. Isso inclui troca de óleo, verificação do sistema de arrefecimento, revisão dos freios e suspensão, entre outros;
  • Revisão antes de viajar: antes de fazer uma viagem, leve o veículo para uma revisão completa no veículo. Componentes como pneus, fluidos, freios, sistema elétrico, devem ser verificados. Deixar esse cuidado para a última hora, pode causar problemas que poderiam ser evitados.


Se você notar seu carro falhando, lembre-se de agir com rapidez e eficiência para evitar sérios problemas. Esses cuidados ajudam a garantir sua tranquilidade e segurança na estrada.

Além disso, contar com o Seguro Allianz Auto também é uma ótima forma de manter você e seu veículo sempre protegidos. Com ele, você tem acesso a benefícios como, serviços de guincho, assistência 24 horas, reparos emergenciais e um Clube de Descontos cheio de vantagens exclusivas.

Converse hoje mesmo com um de nossos corretores e solicite sua cotação personalizada.