Categorias da CNH:  

As categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são as mais conhecidas, mas você sabia que existem outras opções, que permitem dirigir diferentes tipos de veículos?
Para conhecer todas as categorias da CNH, seus requisitos para obtê-las e o que fazer caso precise mudar de categoria, continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

A legislação de trânsito brasileira divide a CNH em seis categorias, cada uma correspondendo a um tipo específico de veículo:
 




Permite a condução de ciclomotores, veículos de duas ou três rodas com até 50 cilindradas e velocidade máxima de 50 km/h.
Para obter a ACC, é necessário ter no mínimo 18 anos, realizar exames médico e psicotécnico, além de passar por um curso teórico e prático de 5 horas/aula.

Habilita o condutor a dirigir motocicletas de duas ou três rodas, com ou sem sidecar, de qualquer cilindrada.
Os requisitos incluem ter no mínimo 18 anos, realizar exames médico e psicotécnico, além de cumprir 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.

A categoria mais comum, permite dirigir automóveis, caminhonetes, furgões e outros veículos com peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas e capacidade para até 8 passageiros, excluindo o motorista.
Os requisitos são os mesmos da categoria A, com 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.

Autoriza a condução de veículos de carga, como caminhões e tratores, com PBT superior a 3,5 toneladas. Para obter a categoria C, é necessário ter a categoria B há pelo menos um ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
Além disso, são exigidos exames médico e psicotécnico, 15 horas de aulas práticas e aprovação em um curso especializado de transporte de cargas.

Permite dirigir veículos de transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans, com mais de 8 lugares, fora o motorista.
Os requisitos incluem ter no mínimo 21 anos, possuir a categoria B há pelo menos dois anos ou a categoria C há pelo menos um ano, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e ser aprovado em um curso especializado de transporte de passageiros.

Essa categoria é mais abrangente e permite dirigir todos os veículos das categorias B, C e D, além de veículos com unidade acoplada (reboque ou semirreboque) com PBT acima de 6 toneladas. Para obtê-la, é necessário ter no mínimo 21 anos, possuir a categoria C há pelo menos um ano, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e ser aprovado em um curso especializado de prática veicular em situação de risco.

Se você já possui uma CNH e deseja alterar sua categoria, o processo é relativamente simples. Siga os passos abaixo:
  • Verifique os requisitos: certifique-se de que você atende aos requisitos de idade, tempo de habilitação e histórico de infrações para a categoria desejada;
  • Agende os exames: agende os exames médico e psicotécnico em uma clínica credenciada pelo Detran;
  • Faça as aulas práticas: realize o número de aulas práticas exigido para a nova categoria em uma autoescola credenciada;
  • Realize os exames: faça o exame teórico e o exame prático de direção no Detran;
  • Pague as taxas: pague as taxas devidas para a emissão da nova CNH;
  • Receba sua nova CNH: após a aprovação nos exames e o pagamento das taxas, você receberá sua nova CNH com a categoria desejada.

Conhecer as diferentes categorias da CNH e seus requisitos, garante que você esteja habilitado a dirigir o tipo de veículo adequado às suas necessidades.
Dirigir um veículo sem a categoria correspondente é uma infração gravíssima, com multa alta, sete pontos na carteira e apreensão do veículo. Além disso, dirigir sem a habilitação adequada coloca em risco a sua segurança e a de outras pessoas no trânsito. Para proteger seu veículo e ter ainda mais tranquilidade ao volante, conte com o Seguro Auto da Allianz. Você terá toda assistência em caso de imprevistos na estrada.
Que tal tirar todas suas dúvidas com nossos corretores e solicitar sua cotação personalizada?