Hábitos na direção que aumentam o consumo de combustível do seu carro

Sabe aquele aperto no peito enquanto observa o valor da bomba de combustível subindo sem parar? Pois é, com os preços cada vez mais altos, essa sensação é bem comum para os brasileiros.

Mas o que muitos não sabem é que existem formas simples de reduzir o consumo de combustível. O modo como você dirige é uma delas! Se essa ideia te deixou animado, continue a leitura para saber mais!


Pequenas mudanças nos seus hábitos ao volante podem resultar em grande economia no fim do mês. Descubra quais práticas deve evitar para otimizar o consumo de combustível e dirigir de forma mais eficiente.

Pisar fundo no acelerador e frear de repente exige mais do motor, aumentando o consumo de combustível. Por isso, quando for sair com o carro ou parar em um semáforo, faça movimentos suaves e graduais.

Você costuma parar em frente à casa de alguém para dar carona e enquanto espera, deixa o motor ligado? Esse hábito consome combustível sem necessidade e, se feito com frequência, pode causar prejuízos aos componentes do veículo. Se precisar parar por mais de um minuto, desligue o motor.

Dirigir em marchas baixas em alta velocidade, ou ao contrário, força o motor aumentando consumo. Para otimizar o desempenho do veículo e economizar combustível, respeite o giro do motor para não sobrecarregá-lo. Existe uma regra, ensinada na auto escola, que pode ajudar:
 
  • 1º marcha: de 10 a 15 km/h;
  • 2º marcha: até no máximo 25 km/h;
  • 3º marcha: de 40 a 50 km/h;
  • 4º marcha: de 50 a 60 km/h;
  • 5º marcha: acima de 60 km/h.

Andar com pneus murchos aumenta o consumo de combustível e ainda causa vários prejuízos como o desgaste da banda de rolagem, perda de estabilidade e danos à suspensão. Calibre os pneus periodicamente, conforme as recomendações do fabricante.

Quanto mais peso você carrega no carro, mais combustível ele consome. Para reduzir a carga, deixe no veículo apenas o que for necessário. Se você tem suporte de bicicleta ou bagageiro removível, por exemplo, vale a pena mantê-los instalados apenas quando for usar.

A resistência do ar aumenta o consumo de combustível. Em rodovias, mantenha as janelas fechadas para melhorar a aerodinâmica do veículo. Se estiver calor, use o ar-condicionado com moderação, pois, apesar de consumir energia, pode ser mais eficiente que abrir as janelas em termos de economia de combustível.

Em dias muito quentes, nada como um ar-condicionado bem gelado. Mas se a prioridade for economizar, você pode reduzir a intensidade da temperatura. Se estiver em velocidades mais baixas ou trajetos curtos, pode ser uma boa ideia deixar os vidros abertos.

Filtro de ar sujo, velas desgastadas e outros problemas mecânicos podem aumentar o consumo de combustível. Mantenha a manutenção do seu carro em dia para ter um bom desempenho, economizar e o mais importante: garantir sua segurança.

Apoiar o pé no pedal da embreagem pode até ser confortável, mas ele aumenta o consumo de combustível do seu carro. Além disso, o veículo perde a tração e os componentes se desgastam. Então, deixe esse hábito de lado!

Combustíveis adulterados ou de baixa qualidade podem prejudicar o desempenho do motor e aumentar o consumo. Vá sempre em postos de confiança e observe o desempenho do veículo após abastecer. Fique atento se notar qualquer anormalidade.

Problemas no alinhamento e balanceamento causam maior atrito com o solo, exigindo mais esforço do motor e, consequentemente, mais combustível. Esse descuido também pode causar o desgaste irregular dos pneus, comprometendo a segurança.

Disputar espaços e ultrapassagens em vias congestionadas aumenta o consumo de combustível do veículo, sem ganho significativo de tempo. Apesar do estresse causado pelo trânsito, tente manter a calma e siga o ritmo.

Não manter a distância necessária do carro à frente exige frenagens e acelerações constantes, aumentando o consumo. Respeite uma distância segura para economizar e evitar acidentes.


Adotar bons hábitos de direção é uma atitude inteligente e responsável, que beneficia tanto o seu bolso quanto o meio ambiente. Ao reduzir o consumo de combustível, você economiza e contribui para a redução da emissão de poluentes.

Acesse o blog da Allianz Seguros para conferir outras dicas e informações valiosas para melhorar sua experiência no volante. E se precisar de proteção para seu veículo, cote o Allianz Auto, e fale com um de nossos corretores!