Seguro contra roubo e furto:
entenda a cobertura

A ocorrência de roubos e furtos de veículos no Brasil é um problema muito preocupante. Segundo os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no primeiro trimestre de 2024, o país registrou 82 mil roubos de veículos, ou seja, em média, 37 veículos foram roubados ou furtados por hora.

Os números são alarmantes e mostram a importância de proteger seu patrimônio com um seguro auto que inclua proteção contra esses incidentes. Com ela, você evita prejuízos financeiros e ainda garante suporte para enfrentar a situação da melhor forma. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!


É muito comum confundir o significado de roubo e furto, porém se tratam de crimes diferentes.
  • Roubo: caracterizado pelo uso de violência ou grave ameaça para levar o veículo. Pode envolver o uso de armas, agressão física ou intimidação;
  • Furto: o veículo costuma ser levado em um momento de descuido do proprietário sem violência ou ameaças.
Ambos causam grande prejuízo financeiro e emocional para a vítima, que fica desamparada sem seu meio de locomoção.

Apesar de todo o transtorno, vivenciar esse tipo de crime pode ser mais fácil ao contar com o seguro auto. Confira o que a cobertura contra roubo e furto oferece:
  • Indenização: em caso de furto ou roubo, em que o carro não é encontrado, o segurado recebe uma indenização, de acordo com as condições estabelecidas no plano contratado;
  • Cobertura para acessórios: alguns seguros também oferecem cobertura para acessórios instalados no veículo, como sistema de som, rodas esportivas e blindagem, desde que esses itens estejam declarados na apólice;
  • Carro reserva: quando contratado na apólice, a seguradora pode oferecer um carro reserva enquanto o veículo roubado ou furtado não é recuperado, ou até que a indenização seja paga, garantindo a mobilidade do segurado;
  • Assistência 24 horas: seguradoras, como a Allianz, oferecem serviços de assistência 24 horas, que podem ser úteis para oferecer suporte em caso de roubo ou furto do veículo desde que contratado na apólice.


Se o carro não for encontrado dentro do prazo estabelecido na apólice nas condições gerais do seguro ou se os danos forem tão graves que não valha a pena fazer o reparo (mais de( iguais ou superiores a 75% do valor do veículo), a seguradora pagará uma indenização. Essa indenização é calculada com base no valor do carro na tabela FIPE.

Se o automóvel sofrer danos, mas o reparo for viável (menos de 75% do valor total), a seguradora se responsabiliza pelos custos do reparo, a fim de devolver o veículo ao proprietário em perfeitas condições.


Em caso de roubo ou furto do seu veículo, siga este passo a passo para acionar a seguradora e solicitar a indenização:
1. Registrar o boletim de ocorrência: o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando todos os detalhes do ocorrido;
2. Comunicar o sinistro à seguradora: assim que possível, entre em contato com a seguradora para informar o roubo ou furto e passar o número do boletim de ocorrência;
3. Apresentar os documentos: encaminhe os documentos solicitados, como o boletim de ocorrência, documentos do veículo e da apólice de seguro;
4. Aguardar o prazo de recuperação: geralmente, a seguradora estipula um prazo para tentar recuperar o automóvel. Caso não seja recuperado dentro desse prazo, o processo de indenização é iniciado;
5. Avaliação do valor do veículo: o valor do carro será avaliado com base na tabela FIPE ou em outros critérios estabelecidos na apólice;
6. Pagamento da indenização: se o veículo não for recuperado ou se os custos para reparo dos danos ultrapassarem forem iguais ou superiores a 75% do seu valor, o segurado receberá a indenização, com desconto do valor da franquia, se aplicável.

A franquia é o valor que o segurado paga em caso de sinistro. No caso da cobertura contra roubo e furto, ela costuma ser aplicada apenas em perda parcial do veículo, ou seja, quando ele é recuperado com danos inferiores a 75% do seu valor de mercado na Tabela FIPE. Em caso de perda total, a franquia pode ser dispensada, dependendo das condições da apólice.

Se o automóvel for recuperado após o pagamento da indenização, o segurado deve comunicar imediatamente à seguradora. Normalmente, existem as opções:
  • Devolver o carro: a seguradora ficará com o veículo recuperado e o segurado ficará com a indenização recebida;
  • Ficar com o veículo: o segurado devolve a indenização à seguradora e fica com o veículo recuperado. Nesse caso, pode ser cobrada uma taxa administrativa pelo processo de devolução da indenização.
 
  • Estacione em locais seguros: dê preferência a estacionamentos fechados e com segurança, ou estacione em locais movimentados e bem iluminados;
  • Instale alarmes e rastreadores: esses dispositivos de segurança podem prejudicar a ação de ladrões e ajudar na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto;
  • Evite deixar objetos de valor à vista: não deixe bolsas, mochilas, celulares ou outros objetos de valor à vista dentro do carro, pois isso pode atrair a atenção de ladrões;
  • Tranque as portas e feche os vidros: mesmo em paradas rápidas, lembre-se de trancar as portas e fechar os vidros do veículo;
  • Não deixe a chave na ignição: nunca deixe a chave na ignição, mesmo que seja por alguns segundos, pois isso facilita a ação dos criminosos.


O seguro contra roubo e furto é uma proteção essencial para garantir sua tranquilidade e segurança no trânsito. Com essa cobertura, você protege seu patrimônio e evita prejuízos financeiros em caso de perda do seu automóvel.

A Allianz Seguros oferece um seguro auto completo, com cobertura contra roubo e furto e outras opções de contratação para proteger seu veículo. Faça uma cotação e descubra como ter a melhor proteção para seu carro com a Allianz!

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