Mulher abastecendo o carro com gasolina



Gasolina comum ou aditivada: entenda as diferenças e aprenda a escolher

Você já se perguntou qual é o melhor combustível para o seu carro: gasolina comum ou aditivada? Muito se fala sobre os benefícios da aditivada, mas será que vale a pena pagar mais por ela?

Nesse artigo, vamos tirar suas dúvidas e te ajudar a tomar uma decisão informada. Continue a leitura!


Tanto a gasolina comum quanto a aditivada tem a função de abastecer o carro, a diferença está em sua composição. Enquanto a comum é composta por uma mistura de gasolina tipo C e etanol anidro, a aditivada contém, além dessas duas substâncias:
Close de um carro sendo abastecido
  • Detergentes: removem os depósitos de sujeira que se formam nas partes internas do motor, como válvulas e bicos injetores;
  • Dispersantes: quebram esses resíduos em partículas ainda menores, impedindo que elas se reagrupem e formem novos depósitos;
  • Agentes anticorrosivos: formam uma película nas superfícies metálicas, protegendo da ação corrosiva da água e de outros elementos presentes no combustível.


Apesar das diferenças na composição entre a gasolina comum e a aditivada, ambas têm a mesma octanagem, que é a medida da resistência do combustível à detonação em altas temperaturas. Isso significa que elas proporcionam o mesmo rendimento.

No entanto, para a maioria dos carros comuns, esse fator não tem um impacto significativo, sendo relevante apenas para veículos com motores esportivos de alta potência, que precisam de combustíveis com octanagem mais elevada, como as gasolinas premium e podium.

Para saber quais são as recomendações para seu veículo, consulte o manual do fabricante e/ou a tampa do tanque de combustível.


Apesar de ter um preço mais alto, a gasolina aditivada pode trazer benefícios que compensam o investimento a longo prazo.

Ao contribuir para um motor mais limpo, ela ajuda a prolongar sua vida útil, evitando o desgaste precoce de componentes essenciais.


Muitos se perguntam se a gasolina aditivada realmente aumenta o desempenho ou a quilometragem do veículo, mas a verdade é que não existe comprovação científica disso.

O que acontece é que a gasolina aditivada limpa o motor, proporcionando uma condução mais suave, o que pode levar à sensação de maior economia ou desempenho.

 
A gasolina aditivada não aumenta a potência do motor, mas sim ajuda a restaurar o desempenho original do veículo ao remover resíduos e impurezas do sistema de injeção.
Ou seja, ela não proporciona um aumento de potência além do que o motor foi projetado para entregar, mas permite que ele funcione de forma mais eficiente e próxima ao seu potencial máximo.
Frentista abastecendo carro


Não é indicado misturar gasolina comum e aditivada, isso porque a combinação dos dois combustíveis dilui os aditivos, reduzindo sua eficácia.

Essa mistura deve ser evitada, especialmente em carros que sempre usaram gasolina comum. A mudança repentina pode até ser prejudicial, pois o desprendimento das sujeiras podem entupir o sistema de combustível.

Se deseja fazer a transição, ou continuar usando a comum com os benefícios da aditivada, é possível usar aditivos vendidos em frascos. Inclusive, essa é uma opção até mais segura, já que dessa forma você conhece a procedência do produto usado, ao contrário da gasolina que já vem aditivada em alguns postos de combustível.

Mas antes de tomar qualquer decisão, lembre-se de consultar um mecânico de confiança e seguir as recomendações do fabricante para fazer a escolha mais adequada.


Os dois combustíveis podem ser usados na maioria dos veículos comuns e a escolha está mais relacionada ao orçamento disponível.Contudo, é importante saber que a gasolina aditivada não faz milagres e não substitui as revisões e manutenções preventivas.
 


Independentemente do combustível escolhido, a procedência é fundamental. Gasolina adulterada, seja comum ou aditivada, pode causar sérios danos ao motor.

Desconfie de postos que oferecem preços muito abaixo da média do mercado, pois essa economia pode gerar prejuízos significativos no futuro.

Close de bomba de abastecimento de carros

A escolha do combustível depende das suas preferências e orçamento. Avalie o custo-benefício da gasolina aditivada, converse com um mecânico de confiança e veja qual opção melhor atende às suas necessidades.
Para mais dicas e informações sobre direção segura e cuidados com o carro, continue acompanhando o nosso blog!
Aproveite também para saber mais sobre o Seguro Allianz Auto e conhecer nossas soluções para proteger o seu veículo.