Caminhão semirreboque em uma estrada



Semirreboque e reboque: qual a diferença?

Entre os equipamentos usados para o transporte de carga, os mais comuns são o reboque e semirreboque. Apesar de suas semelhanças, possuem características e aplicações diferentes.

Entender esses detalhes ajuda a fazer uma escolha eficiente e segura, já que o uso do modelo inadequado pode causar problemas como sobrecarga do veículo, acidentes, multas e penalidades.

Preparamos um guia explicando todas as diferenças entre semirreboque e reboque. Continue a leitura para saber qual desses meios é ideal para você!

Caminhão semirreboque
Tanto semirreboques quanto reboques são equipamentos não motorizados que dependem de outro veículo para se mover. A escolha do modelo depende de fatores como o tipo de carga, a distância da viagem e o peso transportado. Confira quais são as principais características de cada um.

O semirreboque é um veículo de carga robusto, normalmente usado no transporte de grandes volumes e cargas pesadas. Ele tem seu próprio sistema de eixos (de um a três, dependendo do modelo e da capacidade de carga) que garantem seu equilíbrio quando desacoplado. No entanto, durante o transporte, parte do seu peso é suportada pelo caminhão trator, aumentando a estabilidade do conjunto.

O semirreboque é acoplado ao caminhão trator através de um sistema de quinta roda, um engate especial localizado na parte traseira do caminhão. Essa conexão permite a transferência de parte do peso do semirreboque para o trator, garantindo maior estabilidade e segurança durante o transporte, especialmente em curvas e frenagens.

São muito usados no transporte rodoviário de cargas em longas distâncias, devido à sua alta capacidade de carga. São ideais para o transporte de produtos industrializados, matérias-primas, combustíveis, alimentos, entre outros.

Existem diversos tipos de semirreboques, como baú, sider, tanque, graneleiro, porta-contêiner, entre outros, cada um projetado para transportar um tipo específico de carga.

O reboque é um veículo de carga mais leve e compacto que o semirreboque, geralmente usado para transportar cargas menores e em trajetos mais curtos. Ele tem seu próprio sistema de eixos (composto por dois ou mais eixos) e se sustenta de forma totalmente independente, sem transferir peso para o veículo que o rebocará.

O reboque é engatado ao veículo trator por meio de um engate esférico ou de pino, que permite a conexão e o movimento articulado entre os dois veículos. Ele funciona como um compartimento de carga adicional, externo ao veículo principal, seja ele um carro de passeio, uma caminhonete ou um caminhão.
Carro com um reboque na estrada

Os reboques são ideais para o transporte de cargas menores e em trajetos mais curtos, como mudanças residenciais, transporte de equipamentos, pequenos negócios, entre outros.

Existem diversos tipos de reboques, como carretas para transporte de barcos, trailers, reboques para transporte de animais, food trucks, entre outros.

O uso de semirreboques e reboques é regulamentado por normas de trânsito, que visam garantir a segurança de todos os usuários da via:

Para dirigir um veículo com semirreboque ou reboque, a categoria B é obrigatória. Se o peso bruto total do conjunto (veículo + reboque) ultrapassar 3500 kg, a CNH exigida passa a ser a categoria C.

Existem limites de peso e dimensões para o conjunto formado pelo veículo trator e o semirreboque ou reboque. O excesso de peso ou o desrespeito às dimensões máximas permitidas são infrações graves, sujeitas a multas e retenção do veículo.

Assim como o seu carro, o semirreboque ou reboque precisa ter documentação e emplacamento. Além disso, eles também devem ser licenciados, apesar de serem isentos do pagamento do IPVA.

A velocidade máxima permitida para veículos com semirreboque ou reboque é menor que a dos veículos de passeio, e varia de acordo com o tipo de via e as condições climáticas.

O conjunto deve estar equipado com itens de sinalização como lanternas, luzes de freio, setas e equipamentos de segurança como extintor de incêndio, macaco, triângulo e chave de roda.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a carretinha é considerada um tipo de reboque. Sua função é transportar volumes que ultrapassam a capacidade do porta-malas ou caçamba do veículo.
Carro sendo guinchado

Diferente de reboques, o guincho é um veículo feito para puxar ou içar cargas por meio de tração, utilizando um cabo de aço resistente enrolado em um rolo chamado sarilho. Alguns modelos de guincho também podem rebocar veículos.


Normalmente, o seguro auto cobre apenas o veículo principal, seja um caminhão, trator ou um carro de passeio, não incluindo reboques ou semirreboques.

Apesar disso, algumas apólices podem oferecer extensão da cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V), que garante proteção em caso de acidentes envolvendo o reboque ou semirreboque.

É muito comum as seguradoras não cobrirem a carga transportada, especialmente em caso de semirreboques. Além disso, se um acidente ocorrer devido ao mau acondicionamento da carga, a indenização pode ser negada.


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