Diferenças entre semirreboque e reboque
Tanto semirreboques quanto reboques são equipamentos não motorizados que dependem de outro veículo para se mover. A escolha do modelo depende de fatores como o tipo de carga, a distância da viagem e o peso transportado. Confira quais são as principais características de cada um.
Características do semirreboque
Peso e eixos
O semirreboque é um veículo de carga robusto, normalmente usado no transporte de grandes volumes e cargas pesadas. Ele tem seu próprio sistema de eixos (de um a três, dependendo do modelo e da capacidade de carga) que garantem seu equilíbrio quando desacoplado. No entanto, durante o transporte, parte do seu peso é suportada pelo caminhão trator, aumentando a estabilidade do conjunto.
Encaixe
O semirreboque é acoplado ao caminhão trator através de um sistema de quinta roda, um engate especial localizado na parte traseira do caminhão. Essa conexão permite a transferência de parte do peso do semirreboque para o trator, garantindo maior estabilidade e segurança durante o transporte, especialmente em curvas e frenagens.
Transporte
São muito usados no transporte rodoviário de cargas em longas distâncias, devido à sua alta capacidade de carga. São ideais para o transporte de produtos industrializados, matérias-primas, combustíveis, alimentos, entre outros.
Tipos
Existem diversos tipos de semirreboques, como baú, sider, tanque, graneleiro, porta-contêiner, entre outros, cada um projetado para transportar um tipo específico de carga.
Características do reboque
Pesos e eixos
O reboque é um veículo de carga mais leve e compacto que o semirreboque, geralmente usado para transportar cargas menores e em trajetos mais curtos. Ele tem seu próprio sistema de eixos (composto por dois ou mais eixos) e se sustenta de forma totalmente independente, sem transferir peso para o veículo que o rebocará.
Encaixe
O reboque é engatado ao veículo trator por meio de um engate esférico ou de pino, que permite a conexão e o movimento articulado entre os dois veículos. Ele funciona como um compartimento de carga adicional, externo ao veículo principal, seja ele um carro de passeio, uma caminhonete ou um caminhão.
Transporte
Os reboques são ideais para o transporte de cargas menores e em trajetos mais curtos, como mudanças residenciais, transporte de equipamentos, pequenos negócios, entre outros.
Tipos
Existem diversos tipos de reboques, como carretas para transporte de barcos, trailers, reboques para transporte de animais, food trucks, entre outros.
Qual é a legislação e normas de trânsito?
O uso de semirreboques e reboques é regulamentado por normas de trânsito, que visam garantir a segurança de todos os usuários da via:
Categoria da CNH
Para dirigir um veículo com semirreboque ou reboque, a categoria B é obrigatória. Se o peso bruto total do conjunto (veículo + reboque) ultrapassar 3500 kg, a CNH exigida passa a ser a categoria C.
Peso e dimensões
Existem limites de peso e dimensões para o conjunto formado pelo veículo trator e o semirreboque ou reboque. O excesso de peso ou o desrespeito às dimensões máximas permitidas são infrações graves, sujeitas a multas e retenção do veículo.
Regulamentação
Assim como o seu carro, o semirreboque ou reboque precisa ter documentação e emplacamento. Além disso, eles também devem ser licenciados, apesar de serem isentos do pagamento do IPVA.
Velocidade
A velocidade máxima permitida para veículos com semirreboque ou reboque é menor que a dos veículos de passeio, e varia de acordo com o tipo de via e as condições climáticas.
Itens obrigatórios
O conjunto deve estar equipado com itens de sinalização como lanternas, luzes de freio, setas e equipamentos de segurança como extintor de incêndio, macaco, triângulo e chave de roda.