Correia dentada do motor



Correia dentada: cuidados essenciais e sinais de falha


Você sabe o que é e qual a importância da correia dentada? Apesar de muitos motoristas não darem a devida atenção, esse componente é essencial para o desempenho do carro.

Uma simples falha pode causar danos graves e custosos. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais de alerta e estar com a manutenção sempre em dia.

Neste artigo, você aprenderá os principais cuidados a serem tomados e como identificar que a peça precisa ser substituída. Continue lendo para proteger o seu veículo e evitar gastos desnecessários!

 


A correia dentada é uma peça de borracha flexível com pequenos dentes na parte interna, indispensável para o funcionamento do motor. Confira suas principais funções:

 

  • Sincronizar o movimento das válvulas de escapamento e dos pistões, permitindo a queima eficiente do combustível;
  • Conectar o eixo-comando ao virabrequim, coordenando a abertura e o fechamento das válvulas no tempo certo;
  • Prevenir problemas mecânicos, como dessincronia do motor, desgaste prematuro e desalinhamento das polias;
  • Evitar falhas que comprometem a segurança e a vida útil do veículo, reduzindo riscos de panes inesperadas;
  • Proteger as válvulas contra empenamento e desalinhamento, prevenindo impactos que podem danificar a cabeça do pistão.
Se a correia dentada estiver desgastada ou rompida, o motor pode sofrer danos graves, resultando em reparos caros. Por isso, a manutenção preventiva e a troca no prazo recomendado garantem a segurança e o bom desempenho do veículo.
Mecânico segurando uma correia dentada

Para evitar problemas mecânicos e gastos desnecessários, é importante tomar alguns cuidados com a correia dentada. Confira as principais indicações:

Cada montadora define um intervalo para a troca da correia dentada. Normalmente, sua vida útil é de, em média, 50 mil km ou 5 anos. Mas, fatores como estilo de condução, condições de uso e qualidade da peça influenciam esse prazo.

Os sinais abaixo podem indicar que está na hora de trocar a correia dentada. Se notar algum deles, procure um mecânico para fazer uma inspeção.
  • Consumo de combustível maior do que o normal;
  • Dificuldade ao ligar o motor;
  • Luz de alerta no painel acesa;
  • Motor desligando repentinamente durante a condução;
  • Perda de potência, especialmente em acelerações;
  • Desgaste visível na correia dentada, como rachaduras ou partes danificadas;
  • Ruídos incomuns, como rangidos ou batidas vindas do motor;
  • Trepidações ou solavancos anormais no veículo.

Se a correia dentada apresentar sinais de desgaste, não ignore o problema! Esse descuido pode levar ao rompimento da peça, causando danos irreversíveis ao motor.


Nem sempre a solução é trocar a peça — em alguns casos, um pequeno ajuste pode resolver o problema. Por isso, inspecione a correia dentada a cada 10.000 km ou 6 meses. Lembre-se também de conferir a recomendação do fabricante.

Esse cuidado ajuda a identificar sinais e avaliar o real estado da peça. Também é importante verificar polias e tensores, pois problemas nesses componentes também podem afetar o funcionamento da correia.


Se a correia dentada romper, o funcionamento interno do motor fica completamente desregulado, podendo causar sérios danos, como:
Mecânico trocando a correia dentada do motor
  • Colisão entre pistões e válvulas: em motores de interferência, o rompimento da correia pode fazer com que os pistões atinjam as válvulas, resultando em entortamento ou quebra dessas peças;
  • Paralisação do motor: se a correia quebrar durante a condução, o motor pode parar de funcionar instantaneamente, o que pode ser muito perigoso, especialmente em rodovias;
  • Alto custo de reparo: O preço de uma correia dentada varia entre R$ 300 e R$ 400. Mas se a peça se romper, o custo pode ser muito maior, ultrapassando R$ 1.500;
  • Desgaste prematuro de outras peças: componentes como o comando de válvulas, virabrequim e bomba d’água podem ser comprometidos.

A melhor forma de evitar esses problemas é seguir o plano de manutenção recomendado e trocar a correia dentada dentro do prazo estipulado pelo fabricante.


Ao contrário da corrente, a correia dentada não precisa de lubrificação. Se notar algum problema, evite aplicar lubrificantes ou sprays, pois esses produtos podem reduzir o atrito necessário para o funcionamento adequado do sistema.

Além disso, um conjunto em bom estado não emite ruídos. Se houver barulho, o ideal é procurar um especialista para verificar a necessidade de substituição da peça.


A correia dentada pode ser uma peça pequena, mas sua importância para o funcionamento do motor é gigante. Um simples descuido pode resultar em grandes prejuízos financeiros.
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