Mecânico ajustando motor de veículo



Coxim do Motor: Função e Quando Substituir


O coxim do motor tem a função de sustentar o conjunto mecânico e absorver vibrações. Ele proporciona uma direção mais confortável e evita danos a outros componentes do carro.

Com o tempo, o coxim pode se desgastar, afetando o desempenho do veículo e até mesmo, causando ruídos e trepidações excessivas. Se não for substituído no momento certo, pode comprometer a segurança e gerar custos elevados com reparos.

Mas como saber a hora certa de trocar a peça? Continue a leitura e tire todas suas dúvidas!


O coxim do motor é um suporte de fixação que liga o motor ao chassi do veículo. Sua principal função é segurar o motor no lugar e absorver as vibrações geradas pelo seu funcionamento, reduzindo impactos. Dessa forma, o motorista terá uma condução mais estável e silenciosa.


O motor está em constante movimento devido ao mecanismo dos pistões e do sistema de combustão. Sem um sistema de amortecimento, essas vibrações seriam transmitidas diretamente para o chassi e o interior do veículo, deixando a direção desconfortável e acelerando o desgaste dos componentes internos.

O coxim é feito de uma estrutura metálica combinada com borracha ou, em alguns casos, um fluido interno. Essa borracha amortece impactos, impedindo que o movimento do motor afete a dirigibilidade e a estabilidade do carro.


A quantidade de coxins no motor varia conforme o modelo do veículo, mas geralmente existem entre dois e quatro coxins, posicionados para distribuir o peso do motor e reduzir as vibrações ao máximo.

Em alguns modelos, o câmbio também possui coxins específicos para absorver os impactos do sistema de transmissão, aumentando a suavidade.

Quando substituir o coxim do motor?


Em geral, o coxim do motor dura 30 mil quilômetros rodados ou três anos. Porém, isso varia de acordo com o fabricante e as condições de uso do veículo.

Com o tempo, a borracha do coxim perde elasticidade e pode se romper ou ressecar, comprometendo sua capacidade de amortecimento. Além disso, impactos frequentes, buracos na estrada e acelerações bruscas costumam acelerar o desgaste.

 


Os sinais abaixo podem indicar que é hora de trocar o coxim. Fique de olho!
  • Vibrações excessivas: carro tremendo mais do que o normal, especialmente ao dar a partida ou em marcha lenta;
  • Barulhos metálicos ou estalos: sons estranhos ao acelerar ou reduzir a velocidade;
  • Motor desalinhado: quando o motor parece estar inclinado ou fora da posição normal;
  • Trocas de marcha difíceis: nos carros manuais, um coxim desgastado pode afetar o alinhamento do motor e do câmbio, dificultando o engate das marchas;
  • Solavancos ao acelerar ou frear: motor se movendo excessivamente ao pisar no acelerador ou no freio.
Notou algum dos sintomas mencionados em seu carro? Procure um mecânico de confiança para avaliar a necessidade de substituição.
 

Rodar com um coxim do motor desgastado ou quebrado pode trazer diversos problemas, como:

Um coxim deteriorado não consegue absorver as vibrações do motor corretamente. Isso torna a direção desconfortável e pode afetar componentes internos do carro, como o painel e o sistema elétrico.

Sem o suporte adequado ao motor, há um risco maior de desgaste em mangueiras, cabos elétricos e sensores, o que pode resultar em falhas mecânicas e custos adicionais de manutenção.

Nos carros manuais, um coxim comprometido pode desalinhar o motor e o câmbio, dificultar as trocas de marcha e causar danos ao sistema de embreagem.

Se o coxim estiver muito desgastado, ele pode romper completamente, fazendo com que o motor se desloque dentro do cofre do veículo. Isso pode causar danos graves ao e até impedir que o carro continue rodando.
Mecânico mostrando um coxim do motor novo e um coxim do motor com desgaste

Se o coxim romper e o motor se deslocar, a dirigibilidade do veículo pode ser comprometida, aumentando as chances de um acidente.

Sem um amortecimento adequado, o chassi pode sofrer impactos diretos das vibrações do motor, acelerando o desgaste e causando trincas na estrutura do veículo.

Se o coxim romper e o motor se deslocar, a dirigibilidade do veículo pode ser comprometida, aumentando as chances de um acidente.


O valor para trocar o coxim do motor varia entre R$100,00 e R$600, dependendo do modelo do veículo e do local onde o serviço será realizado.

Carros populares costumam ter peças mais acessíveis, enquanto modelos importados, SUVs e veículos com motores mais potentes exigem coxins mais caros e uma mão de obra mais complexa.

O preço de um coxim para um carro popular gira em torno de R$80,00 enquanto os de SUVs e veículos importados geralmente custam mais de R$200,00. Além disso, o custo da mão de obra pode ser alto, pois a remoção e reinstalação do motor demandam tempo e precisão.


Confira algumas dicas para conservar os coxins por mais tempo:
  • Evite acelerações bruscas, principalmente em rampas, lombadas e ladeiras;
  • Adapte a velocidade às condições da pista, seja em ruas, rodovias ou estradas irregulares;
  • Fuja de vias esburacadas sempre que possível, pois elas aceleram o desgaste do veículo;
  • Faça revisões periódicas e verifique o estado dos coxins regularmente;
  • Mantenha o veículo nas condições originais, evitando modificações como suspensões esportivas;
  • Reduza a velocidade ao passar por lombadas e outros obstáculos na via.


O coxim do motor é uma peça-chave para o conforto, segurança e durabilidade do veículo. Esteja sempre atento aos sinais de desgaste, evitando problemas maiores e custos elevados com reparos.

Além disso, ter um seguro auto é essencial para sua segurança. E com a Allianz, uma das maiores seguradoras do mundo, você tem a proteção que precisa.
Tenha acesso a planos personalizados e escolha a cobertura ideal para o seu veículo. O Seguro Auto Allianz oferece assistência 24h, incluindo reboque, troca de pneus e transporte emergencial, sempre que precisar. Faça sua cotação e dirija com mais tranquilidade!

Processo SUSEP Allianz Auto nº 15414.002216/2004-57. O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.