Dirigir em alta velocidade pode ser tentador, especialmente se você está atrasado para um compromisso, ou se simplesmente gosta da sensação. Mas sabia que esse é um comportamento arriscado, responsável por milhares de acidentes graves nas estradas brasileiras anualmente?
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o excesso de velocidade ocupou o terceiro lugar entre os fatores que mais provocaram acidentes em rodovias federais no ano de 2023. As estatísticas revelam que 4.239 envolveram motoristas que estavam em velocidade superior à permitida.
Além disso, estudos também mostram que um pedestre ao ser atropelado por um veículo a 60 km/h, tem 98% de probabilidade de morrer. Mas se a velocidade for reduzida para 40 km/h, esse risco cai drasticamente para 35%. Ou seja, respeitar os limites de velocidade é uma questão de vida ou morte.
Nesse artigo, vamos explicar todos os impactos do excesso de velocidade no Brasil, os diferentes tipos de multas para cada infração e a importância de respeitar os limites em qualquer tipo de via. Continue a leitura para saber mais!