Imagem ilustrativa representando o seguro de moto



Passo a passo para acionar o Seguro Allianz Auto Moto em caso de sinistro

Mesmo com todos os cuidados no trânsito, imprevistos podem acontecer. Por isso, ter um seguro de moto é essencial. Ele garante o suporte necessário em diversas situações, te dando a certeza de que não ficará desamparado em momentos difíceis.

Mas, para aproveitar ao máximo suas vantagens, é importante saber como acioná-lo corretamente. Pensando nisso, preparamos este guia com o passo a passo para utilizar o Seguro Allianz Auto Moto em caso de sinistro. Continue a leitura!


Após um sinistro, entre em contato com a Allianz o mais rápido possível, assim você terá acesso a orientações, envio de socorro ou agendamento de serviços. Confira nossos canais de comunicação:
  • Contato online: você pode mandar uma mensagem pelo WhatsAppchat online ou pelo aplicativo da Allianz para falar com a nossa assistente virtual, disponível 24 horas por dia;
  • Contato telefônico: para capitais e regiões metropolitanas, ligue 4090 1110, ou 0800 777 7243 para outras regiões. O atendimento funciona de 2ª a 6ª, de 8h às 20h, sábados de 8h às 14h, exceto feriados nacionais.
 
  • Passe seus dados, como número da apólice de seguro e CPF para que suas informações sejam identificadas;
  • Descreva o local exato onde ocorreu o sinistro e a hora aproximada do ocorrido;
  • Relate o que aconteceu de forma clara e objetiva, incluindo detalhes sobre os danos à moto, se houve terceiros envolvidos, etc;
  • Se o sinistro envolveu terceiros, peça seus dados pessoais e de contato para informar à seguradora;
  • Anote o número de protocolo do atendimento para futuras consultas e acompanhamento do processo.
Motoqueiro fazendo sinal de positivo

Após o contato inicial, a Allianz solicitará alguns documentos para dar andamento ao processo de sinistro. A relação pode variar conforme o caso, mas normalmente é solicitado:
  • RG e CPF: do segurado e do condutor, caso sejam pessoas diferentes;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): do condutor da moto no momento do sinistro;
  • Comprovante de residência: do segurado, de preferência dos últimos 3 meses;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): documento obrigatório que comprova o registro e o licenciamento da moto.
  • Boletim de Ocorrência (B.O.): obrigatório em casos de roubo, furto, colisão com outro veículo ou danos a terceiros;
  • Fotos: se possível, tire fotos dos danos causados à moto e do local do acidente;
  • Acidente com vítima: se houver feridos, forneça o registro da ocorrência policial, o boletim médico das vítimas e informações sobre eventuais testemunhas.


Após receber a documentação, a Allianz iniciará o processo de avaliação do sinistro. Nessa etapa, a seguradora analisa todos os dados e informações fornecidas para determinar se o evento está coberto pela apólice.

Em alguns casos, é necessário solicitar a vistoria de um perito para avaliar os danos da moto. Esse profissional especializado vai examinar o veículo, analisar as provas e emitir um laudo técnico sobre o ocorrido.

O prazo para a avaliação do sinistro varia dependendo da complexidade. A Allianz se compromete a realizar a análise com a maior agilidade possível, mantendo o segurado informado sobre o andamento do processo através dos canais de comunicação disponíveis.


Após a análise do sinistro, a Allianz entrará em contato com o segurado para informar os próximos passos, que pode ser:
  • Reparo: se os danos forem reparáveis, você pode escolher entre oficinas credenciadas pela seguradora ou uma de sua confiança;
  • Indenização integral: se os danos sofridos pelo veículo segurado forem iguais ou superiores a 75% do valor do veículo na tabela de referência, a Allianz poderá indenizar o segurado com o valor total da moto, de acordo com a tabela FIPE;
  • Indenização parcial: em caso de colisão, incêndio, roubo ou furto parcial, a seguradora poderá, mediante acordo entre as partes, indenizar o segurado através do pagamento em dinheiro ou reparo do veículo segurado, descontando, em qualquer caso, as franquias contratadas, exceto nos casos de incêndio, queda de raio ou explosão.
 
Motoqueiro conduzindo motocicleta amarela

O prazo para a realização do reparo pode variar de acordo com a disponibilidade da oficina e a complexidade do conserto. A Allianz acompanha todo o processo e mantém o segurado informado.

Em caso de indenização integral, o pagamento é feito após a conclusão da análise pela seguradora. O prazo pode variar, mas geralmente é de até 30 dias a contar da data da apresentação do último documento básico entregue à Seguradora.

Durante todo o processo de sinistro, a Allianz oferece canais de comunicação (informados no passo 1) para que você possa acompanhar o status do seu caso e receber suporte da equipe especializada.

Se tiver dúvidas ou precisar de informações adicionais, não deixe de entrar em contato! A equipe de atendimento está à disposição para te auxiliar em todas as etapas.

 

Saber como acionar o seguro moto é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficiente da seguradora, minimizando os transtornos e prejuízos causados pelo imprevisto.

E se você ainda não tem um seguro moto, não perca tempo! Faça uma cotação do Seguro Allianz Auto Moto e descubra como aproveitar suas aventuras sobre duas rodas com segurança e tranquilidade.

O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep. Processo SUSEP 15414.002216/2004-57.