Seguradora atingiu a melhor nota em avaliação da Proteste e ainda recebeu a
recomendação de compra “Escolha Certa”
São Paulo, 31 de agosto de 2021 – A Allianz Seguros foi eleita pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) como a “Melhor do Teste”, em relação aos principais seguros de automóvel do mercado, tendo atingido a nota mais alta – 72 – no ranking de avaliação geral. Com isso, a seguradora também recebeu a recomendação de compra “Escolha Certa”.
Em abril de 2021, a Proteste avaliou 237 cotações das dez maiores seguradoras do país, em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). A metodologia do teste de seguro automóvel leva em consideração sete critérios: exclusão; âmbito territorial; bônus; franquia; assistência 24 horas; escolha da oficina; e indenização integral. Para a “Escolha Certa”, também é avaliada a relação custo x benefício.
Após análise de todos os critérios e o cálculo realizado pela Proteste, a Allianz foi a única a conquistar a avaliação Excelente Qualidade, com destaque à cobertura abrangente, a não cobrança de franquia em sinistros decorrentes de furto/roubo e por contar com um bom pacote de assistência 24 horas.
De acordo com David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, o resultado positivo da avaliação, com o primeiro lugar no teste, traduz os esforços que a seguradora vem realizando em inovação no seguro Auto, acompanhando tendências que agregam valor ao produto, deixando-o cada vez mais simples e flexível. “A Allianz investe, há anos, em processos baseados em simplicidade, conectividade e agilidade com foco no cliente, sejam segurados ou parceiros de negócios, para que todos tenham a melhor experiência com nosso produto, desde a cotação até a finalização do sinistro”, explica Beatham.
Inovações no seguro auto
Desde o final de 2020, a companhia vem disponibilizando ao mercado uma série de inovações. Atualmente, um único cálculo gera seis ofertas, que são simples e flexíveis, e atendem às necessidades dos variados perfis de segurados. A companhia agregou mais coberturas e serviços nos planos de assistência 24 horas, como por exemplo, a cobertura exclusiva de Responsabilidade Civil Facultativa, sem a cobertura para casco; três opções de franquias, sendo isenção de franquia, reduzida ou normal; e aceitação da contratação do seguro para táxis, carros de aplicativos e automóveis de locadoras.
“Incrementamos ainda as opções de assistências 24 horas, com três planos, e mais opções para guincho. A contratação do carro reserva passou a ser opcional e não está mais atrelado a uma oficina referenciada, podendo ser retirado independentemente da oficina escolhida”, conta Carla Oliveira, diretora de Automóvel da Allianz Seguros.
Já no pós-vendas, a Allianz aperfeiçoou o Contact Center e os processos de sinistros, a fim de proporcionar mais rapidez e resolutividade aos corretores e segurados. Dessa forma, passou a disponibilizar o acionamento da assistência 24 horas via site e WhatsApp, com objetivo de diversificar os canais de atendimento e ter mais agilidade na prestação dos serviços mais solicitados: reboque, mecânico, borracheiro e chaveiro. “Implementamos também o Vistoria Fácil, ferramenta em que o próprio cliente pode repassar as imagens digitalmente dos danos do veículo à companhia, que providenciará um orçamento a esse segurado, antes mesmo que ele chegue à oficina. Na esteira dessas inovações, ainda estamos trabalhando em projetos de autosserviços, como URA inteligente e novos serviços nos canais de chatbot”, completa a executiva.