Casal andando de moto
16/12/2022


Seguro de Moto acompanha aquecimento da indústria de duas rodas
Data: 16/12/2022

Adesão ao produto na Allianz, que é líder de mercado, alavancou mais de 30% entre janeiro e outubro de 2022; estimativa é que o ano encerre com 1,4 milhão de motocicletas produzidas no país
São Paulo, 16 de dezembro de 2022 – Mais de 30 milhões de motocicletas circulam no Brasil, o que, em proporções, significa uma unidade para cada sete brasileiros. Os indicadores colocam o país como o 6º maior produtor mundial de motos. Divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), os dados refletem um comportamento cada vez mais recorrente: a adoção dos veículos de duas rodas como um meio de transporte diário entre os brasileiros. A Allianz, líder em seguro de Moto no país, sente os reflexos desse cenário.

Entre janeiro e outubro deste ano, segundo a Abraciclo, foram emplacadas 1.106.523 motocicletas, volume 18% superior ao registrado nos dez primeiros meses de 2021. No mesmo período, a Allianz registrou uma alta de 30,3% em Prêmio Emitido Líquido (faturamento) nesta carteira em comparação com janeiro a outubro do ano anterior.

“Alguns fatores têm sido determinantes para que a população opte pelas motos. Destacam-se a adoção da motocicleta como uma ferramenta mais ágil por quem trabalha com delivery, serviço que expandiu nos últimos anos, e sobretudo a possibilidade de gastar menos diante da escalada no preço dos combustíveis”, analisa David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros. “O uso individual da moto também cresceu após a covid-19, quando, durante a fase mais crítica das restrições de circulação, a motocicleta passou a ser vista como um meio de locomoção mais seguro em comparação com ônibus e metrô”, lembra.

A região Sudeste liderou a adesão ao seguro de Moto no período analisado, com 48% dos prêmios emitidos. Na sequência, aparecem Nordeste (23,7%) e Sul (16,2%). A contratação do seguro foi feita majoritariamente pelo público masculino, na faixa-etária de 34 a 40 anos de idade.

De acordo com David Beatham, a expectativa é que a procura pelo seguro de Moto siga em alta, considerando que o mercado projeta fechar o ano de 2022 com 1,4 milhão de motocicletas produzidas. “É um número bastante expressivo e que continuará impactando na nossa indústria, pois as motos necessitam de um seguro da mesma forma que um automóvel. A apólice funciona como uma ferramenta para garantir esse bem que foi conquistado e que, muitas vezes, também é utilizado como principal ferramenta de trabalho”.

Seguro abrangente

O seguro de Moto da Allianz protege motocicletas de baixa e alta cilindradas, com até 10 anos de uso, particular e comercial; no caso das de uso comercial, condutores indeterminados podem ser considerados. Além das coberturas básicas – lanternas, faróis e retrovisores –, disponibiliza coberturas adicionais que contemplam acessórios como capacetes, jaquetas e luvas. Há pouco mais de um ano, a companhia liberou mais de 200 modelos para compor a sua carteira, com indenização de até 110% da tabela FIPE para determinados tipos de seguro. O cliente ainda tem à disposição duas opções de franquias – normal e reduzida; dois planos de assistência 24 horas, com guincho de 200 km ou quilometragem livre, outros 16 serviços, extensão de perímetro no Mercosul e Chile e até assistências residenciais. O produto conta ainda com Carta Verde automático para CEPs de pernoite na região Sul ou Mato Grosso do Sul, nos pacotes Essencial, Básico e Ampliado, e para CEPs de qualquer parte do Brasil, nos pacotes Máster e Exclusivo.
Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 33 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 9 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Informações à imprensa Allianz Brasil
Virta Comunicação Corporativa

Lucila Lopes – lucila.lopes@grupovirta.com.br
Bianca Bordignon – bianca@grupovirta.com.br
Lívia Sousa – livia.sousa@grupovirta.com.br
Marcos Prudencio– marcos.prudencio@grupovirta.com.br

55 11 95530-6811