Lucro operacional da companhia chega a R$ 279,5 milhões e a receita total a R$ 9,2 bilhões
Consistência e diversificação contribuem para crescimento da Allianz em 2023
São Paulo, 19 de março de 2024 – A Allianz divulga os resultados de suas operações no setor de seguros e saúde no Brasil. Os Ramos Elementares (P&C) destacaram-se, impulsionados pela estratégia de diversificação, constante aprimoramento das ofertas e solidez na execução da subscrição.
A companhia atingiu, em 2023, R$ 9,2 bilhões em prêmios. O valor representa um aumento de 5,3% em relação a 2022. Já o lucro operacional (antes de impostos) alcançado no período foi de R$ 279,5 milhões, de acordo com os planos alinhados para 2023.
“Os resultados obtidos são reflexos de ações tomadas em 2021 e 2022 para dar consistência à seguradora e aperfeiçoar sua operação. O nosso modelo de negócio, baseado em portfólio amplo e escala, tem potencial para seguir com um crescimento sustentável”, avalia Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros. “Outro fator que deve continuar contribuindo para o cenário é a regularidade da subscrição, com o objetivo de obter equilíbrio entre valor do prêmio e custo de sinistro”, complementa o executivo.
O ano de 2023 foi marcado pela concretização dos esforços para a retomada da rentabilidade da companhia, que havia sido afetada principalmente pelos reflexos da pandemia no mercado de Automóveis, com o aumento de preços de veículos e peças. Houve ainda melhora na carteira de Agrocultivo, até então impactada pelas secas da safra de verão 2021/2022, principalmente na região Sul do país. Diferentemente do exercício anterior, em 2023 o ramo não sofreu com os efeitos dos eventos climáticos adversos. “A melhoria do índice de sinistralidade a níveis de mercado nas principais carteiras da seguradora – 65% em Automóvel e 41% em Rural – também contribuíram fortemente para os resultados obtidos, assim como o crescimento significativo de 27% em prêmios nas linhas Patrimoniais; 31% em Rural; e 20% em Responsabilidades”, afirma Andreas Kerl, CFO da Allianz Seguros.
Para Andreas, a expectativa de uma economia mais favorável em 2024, deve impactar positivamente o mercado segurador brasileiro. “As perspectivas são bastante positivas para este ano, tanto na sustentação para alavancar o crescimento da companhia quanto na melhoria da rentabilidade”, diz. Segundo ele, a empresa está confiante nas oportunidades para o setor nos períodos subsequentes, no que diz respeito ao seguro Auto, às linhas Corporativas, com o lançamento da Allianz Commercial, e ao seguro de Pessoas. “As principais alavancas para acelerar o crescimento nos próximos anos são a diversificação da carteira, a atuação regional e a busca por novos canais de distribuição”, finaliza.
O ano de 2023 foi marcado pela concretização dos esforços para a retomada da rentabilidade da companhia, que havia sido afetada principalmente pelos reflexos da pandemia no mercado de Automóveis, com o aumento de preços de veículos e peças. Houve ainda melhora na carteira de Agrocultivo, até então impactada pelas secas da safra de verão 2021/2022, principalmente na região Sul do país. Diferentemente do exercício anterior, em 2023 o ramo não sofreu com os efeitos dos eventos climáticos adversos. “A melhoria do índice de sinistralidade a níveis de mercado nas principais carteiras da seguradora – 65% em Automóvel e 41% em Rural – também contribuíram fortemente para os resultados obtidos, assim como o crescimento significativo de 27% em prêmios nas linhas Patrimoniais; 31% em Rural; e 20% em Responsabilidades”, afirma Andreas Kerl, CFO da Allianz Seguros.
Para Andreas, a expectativa de uma economia mais favorável em 2024, deve impactar positivamente o mercado segurador brasileiro. “As perspectivas são bastante positivas para este ano, tanto na sustentação para alavancar o crescimento da companhia quanto na melhoria da rentabilidade”, diz. Segundo ele, a empresa está confiante nas oportunidades para o setor nos períodos subsequentes, no que diz respeito ao seguro Auto, às linhas Corporativas, com o lançamento da Allianz Commercial, e ao seguro de Pessoas. “As principais alavancas para acelerar o crescimento nos próximos anos são a diversificação da carteira, a atuação regional e a busca por novos canais de distribuição”, finaliza.
Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 63 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.
Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.
A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 63 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.
Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.
A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.
Informações à imprensa
Virta Comunicação Corporativa
Bianca Bordignon – bianca@grupovirta.com.br | 11 3135-1812
Lívia Sousa – livia.sousa@grupovirta.com.br | 11 3135-1799
Marcos Prudencio– marcos.prudencio@grupovirta.com.br | 11 3135-1801
Virta Comunicação Corporativa
Bianca Bordignon – bianca@grupovirta.com.br | 11 3135-1812
Lívia Sousa – livia.sousa@grupovirta.com.br | 11 3135-1799
Marcos Prudencio– marcos.prudencio@grupovirta.com.br | 11 3135-1801